A Família Ambientalista: Shlomit e Guy Valensi

A Família Ambientalista: Shlomit e Guy Valensi

Shlomit e Guy moram em uma pequena vila na encantadora região de Hof HaCarmel, a uma hora de carro de Tel Aviv e a 7 minutos a pé da praia. Shlomit pratica a medicina tradicional chinesa, disciplina que ela estudou por muitos anos.

Ao ouvir ela falar é difícil acreditar que ela era engenheira aeronáutica e trabalhou no renomado Rafael Advanced Defense Systems. “Meus anos de ensino médio enraizaram em mim o ponto de vista ecológico. Eu estudei em um programa ambiental único em Sde Boker (no deserto de Negev). Eu sempre soube dos problemas ambientais e me preocupava com eles. Depois de trazer meus filhos para o mundo, eu decidi mudar de vida. Resolvi morar mais perto da natureza e mais perto dos meus filhos.”

Entra o HomeBiogas. Saem a composteira e o gás.

“Nós tínhamos uma composteira, mas a reciclagem dos nossos resíduos de alimentos com o sistema HomeBiogas é muito mais fácil. É mais limpo, você joga os restos lá dentro e acabou. E o incrível é que, ao contrário da composteira, ele gera nosso gás de cozinha”

Shlomit inventou um apelido para o seu sistema HomeBiogas: Tshuva. Tshuva em hebraico significa “Resposta”. Tshuva também é o sobrenome do magnata israelense que possui os direitos das reservas de gás natural localizadas no litoral israelense. “Nós chamamos nosso sistema de Tshuva porque é nossa própria resposta às necessidades de energia”, diz ela.

Shlomit e Guy conversam sobre gestão de resíduos e fontes de energia alternativas com seus filhos. Seu filho, Shahar, com 9 anos de idade, já conhece bem os temas e explica o processo de geração de biogás: “A bactéria digere o lixo e faz metano. Como o metano é mais leve do que o ar e a água, ele sobe para tanque de gás, e do tanque o gás, vai para o nosso fogão”.

O Sistema da Família
O Sistema da Família

Visão para o futuro

Shlomit diz que eles querem construir sua casa nova usando os métodos mais ambientalmente sustentáveis disponíveis. A família planeja instalar painéis solares em seu telhado, bem como um sistema de reciclagem de água de reuso. Eles vão expandir seu jardim para incluir uma variedade maior de árvores frutíferas e plantar um pequeno pomar. O fertilizante produzido pelo sistema HomeBiogas ajudará a adubar as plantas.

“Minha visão é construir uma nova casa na nossa terra, com a menor pegada de carbono possível”.

Fertilizante para o jardim
Fertilizante para o jardim

646