Construindo o sistema homebiogas

Levando o HomeBiogas a comunidades vulneráveis na Jordânia

Em janeiro de 2017, HomeBiogas e Solar CITIES Inc. juntaram-se para espalhar o biogás para o país vizinho da Jordânia. Os dois sistemas de HomeBiogas patrocinados foram trazidos para a fronteira e criados na Fazenda dos Filhos do Vale, que busca um desenvolvimento pacífico e sustentável na região e na fazenda do projeto de campo pertencente ao Fundo Hashemite para Badia. Estes sistemas são utilizados pelos beduínos da região e também pelos refugiados sírios do Campo de Refugiados Za’atari.
 
Fundo Hashemite para Badia
Fundo Hashemite para Badia
 
Construindo o sistema homebiogas
Construindo o sistema homebiogas
 

Por que HomeBiogas é necessário?

O Campo de Refugiados Za’atari acolhe cerca de 80 mil pessoas que fugiram da guerra civil na Síria. Devido à alta densidade populacional do campo e a difculdade que os refugiados têm para se manter, as necessidades humanas básicas, como acesso a energia limpa e acessível, nem sempre são atendidas. HomeBiogas e Solar Cities Inc. apresentaram uma solução sustentável para o campo e a região em geral. HomeBiogas é uma solução viável porque depende apenas dos recursos renováveis: resíduos alimentares/animais e calor do sol.

Muitas agências humanitárias diferentes doam comida para o campo, mas não se dá muita atenção à forma como os refugiados cozinham os alimentos que recebem.


 

O problema com a biomassa

O tipo de combustível mais comum utilizado nos campos de refugiados é a biomassa (madeira, esterco animal, resíduos de plantações). Isso significa que quem prepara o alimento deve ficar próximo de uma fogueira. Isso não é aconselhável por vários motivos. Em primeiro lugar, cozinhar em fogueiras é prejudicial à saúde humana. O fogo emite gases nocivos e partículas pequenas no ar, que penetram profundamente nos pulmões e são extremamente perigosas. Em segundo lugar, as pessoas responsáveis por encontrar e coletar a biomassa (geralmente mulheres e crianças) enfrentam dificuldades sociais desproporcionais. Ao deixar suas residências para encontrar biomassa, eles estão mais expostos a ameaças como assédio sexual e perigo físico. Além disso, a necessidade de encontrar e coletar biomassa pode forçar as crianças a faltar na escola. Por último, a exploração da madeira para cozinhar perpetua o desmatamento, o que contribui gravemente para o aquecimento global.

 
(AP PHOTO/MUHAMMED MUHEISEN)
(AP PHOTO/MUHAMMED MUHEISEN)
 
HomeBiogas e Solar Cities Inc. tomaram esta iniciativa internacional para ajudar as comunidades carentes da Jordânia.

Nós agimos com a firme convicção de que os refugiados, juntamente com as pessoas que vivem em locais remotos e sem energia elétrica, merecem acesso a condições limpas e saudáveis para cozinhar. O sistema HomeBiogas é capaz de se adaptar a ambientes rigorosos e é extremamente útil.

322