top of page

Gestão de Resíduos Orgânicos e Transição Energética na Run More

Run More faz gestão de resíduos orgânicos, transição energética e entra no ciclo da economia circular através da instalação de biodigestores HomeBiogas


Biodigestores HomeBiogas 7.0 instalados, horta regada com biofertilizante e sistema sendo alimentado com resíduos orgânicos

Segmento:

Empresas

Instalação:

05/12/2019

Localização:

Estrela - RS

Cliente:

Run More

Sistema:

2 Biodigestor HomeBiogas 7.0

Utilidade:

Gestão de resíduos orgânicos, biogás e biofertilizante

Produção de Biogás da Instalação:

Até 12h por dia de cozimento

Produção de Biofertilizante da Instalação:

Até 200 L por dia de Biofertilizante


Sinopse


Desde dezembro de 2019, a Run More, empresa comprometida com a sustentabilidade e inovação, localizada em Estrela, Rio Grande do Sul, deu um passo importante ao instalar dois Biodigestores HomeBiogas 7.0. Com essa instalação, a empresa não apenas aprimorou sua gestão de resíduos orgânicos, mas também integrou práticas sustentáveis em sua operação diária.

Os biodigestores instalados produzem até 12 horas diárias de biogás, utilizado para o cozimento nas instalações da empresa, além de até 200 litros diários de biofertilizante, que são aplicados no pomar e jardins, promovendo uma economia circular dentro da própria empresa.

Além das funções práticas, os biodigestores têm desempenhado um papel fundamental como ferramentas de educação ambiental multidisciplinar. A Run More regularmente recebe visitas de estudantes e grupos interessados em aprender sobre práticas sustentáveis, utilizando o biodigestor como um exemplo concreto de como a tecnologia pode transformar resíduos em recursos valiosos, incentivando o aprendizado prático e o compromisso com a preservação ambiental.


 Caso Detalhado

Run More: Sustentabilidade em Ação na Indústria Têxtil

A Run More, uma empresa de fabricação de produtos têxteis localizada em Estrela, Rio Grande do Sul, é um exemplo notável de comprometimento com a sustentabilidade. Fundada em 1996, a marca, que está presente em cinco continentes e produz seus artigos no Brasil, sempre adotou uma abordagem sustentável, utilizando energia solar na produção de suas roupas de moda fitness e beachwear, essencialmente femininas.


Compromisso com a Sustentabilidade

A Run More tem como um de seus valores fundamentais a responsabilidade econômica, social e ambiental. Desde sua fundação, a empresa se preocupa em minimizar o desperdício e o impacto ambiental, reconhecendo a importância de uma produção responsável.

Para gerar energia e tratar águas residuais e efluentes, a marca utiliza placas fotovoltaicas. Pensando em fechar seu ciclo de produção e promover uma economia circular, a Run More possui biodigestores. Pois, apesar dos esforços para evitar sobras, a marca ainda enfrenta o desafio de gerenciar resíduos orgânicos, como cascas e restos de alimentos. Nesse sentido, a empresa entende que a destinação correta dos resíduos orgânicos é essencial para seu modelo de negócios sustentável.

A Iniciativa do Biodigestor

Antes da adoção do biodigestor, os resíduos orgânicos da Run More eram destinados a aterros sanitários por meio de coleta seletiva. No entanto, após conhecer o biodigestor HomeBiogas instalado em uma escola da região, os gestores da empresa decidiram implementar a tecnologia em suas operações.

Em 2019, a empresa instalou seu primeiro biodigestor HomeBiogas 2.0 e, devido ao volume significativo de resíduos gerados diariamente, adquiriu dois novos biodigestores HomeBiogas 7.0, os primeiros da linha a serem instalados em uma empresa.

Resultados e Impacto

Os novos biodigestores HomeBiogas 7.0 permitiram que a Run More gerenciasse 100% dos seus resíduos orgânicos, transformando-os em biogás e biofertilizante. O biogás gerado é utilizado em duas bocas da cozinha da empresa, proporcionando uma economia significativa de gás convencional (GLP) — entre 55% e 70%.

Segundo Juliano Carvalho, técnico de segurança do trabalho e membro da equipe Run More, durante o verão, quando o processo de biodigestão é mais eficiente devido às temperaturas mais altas, a empresa chegou a eliminar completamente a necessidade de gás de cozinha convencional.

“O biofertilizante, por sua vez, é aplicado no pomar da empresa, onde cultivamos frutas, verduras, chás e temperos, todos utilizados na alimentação dos funcionários”, diz Juliano. Este ciclo fechado demonstra o compromisso da Run More com a economia circular, onde o que antes era considerado resíduo agora se transforma em matéria-prima valiosa.


Horta irrigada pelo biofertilizante gerado pelo biodigestor HomeBiogas


Educação e Sustentabilidade

Além de gerenciar seus resíduos de forma eficiente, a Run More também utiliza o biodigestor como uma ferramenta educativa. A empresa recebe visitas frequentes de secretarias do meio ambiente, escolas e universidades, que veem na empresa um exemplo prático de sustentabilidade.

Durante as visitas, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar o processo de transformação dos resíduos em biogás e biofertilizante, aprendendo sobre os benefícios da gestão correta de resíduos orgânicos e a importância da transição energética.

A Run More também utiliza os dados gerados pelos biodigestores para elaborar relatórios de gerenciamento de resíduos, que são apresentados anualmente no Relatório de Eco +.

Gestão de Resíduos Orgânicos e Economia Circular

Com a implementação dos biodigestores HomeBiogas, a Run More não apenas alcançou sua meta de gestão completa de resíduos orgânicos, mas também se tornou um exemplo de economia circular e educação ambiental. A iniciativa reforça a posição da empresa como líder em práticas sustentáveis na indústria têxtil, demonstrando que é possível aliar crescimento econômico com responsabilidade ambiental.





bottom of page