top of page

Dia de Campo Socioassistencial de São Marcos (RS)


Biodigestor autônomo em São Marcos, no Rio Grande do Sul
HomeBiogas em São Marcos (RS)


No dia 10 de novembro, foi realizado o evento “SEMANA DA ÁGUA 2022 – Dia de Campo Socioassistencial – Sustentabilidade”, no município de São Marcos, RS. O evento, realizado na propriedade de Lucila e Paulo Ricardo Casagranda, foi promovido pela EMATER de São Marcos e região e o Sicredi e apresentou aos participantes informações sobre proteção de nascentes, irrigação (especificamente de parreira coberta), enérgica fotovoltaica e biodigestão de resíduos orgânicos.

João Carlos Ramos, parceiro da Biomovement Ambiental na região de São Marcos no Rio Grande do Sul esteve presente no evento para apresentar a transformação de resíduos orgânicos em energia renovável, apresentando a tecnologia de biodigestores israelenses da HomeBiogas, que já é presente em mais de 100 países e hoje se encontra em todo o território nacional.

Lucila e Paulo são proprietários de um biodigestor HomeBiogas e participaram das apresentações, juntamente com o engenheiro agrônomo da EMATER. O evento recebeu estudantes e professores de escolas locais, que puderam conhecer os benefícios que os biodigestores HomeBiogas apresentam.

Além de fazer a gestão adequada dos resíduos orgânicos, o sistema os transforma em um biofertilizante líquido natural, rico em matéria orgânica, microrganismos benéficos (bactérias, fungos e leveduras), além de macro e micronutrientes, sendo ótimo para o fortalecimento dos solos e crescimento das culturas.

Esse subproduto da biodigestão nutre as plantas e melhora as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção dos fertilizantes, por estimular o crescimento e desenvolvimento das raízes. A receita desse biofertilizante pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura e solo. Isso é feito a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor, variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias.

Outro subproduto da biodigestão é o biogás para cozinhar, uma energia renovável. Além do uso para a cozinha, o biogás também pode ser usado para beneficiar uma produção local, como ser utilizado para geração de renda como fazer doces ou geleias de uma determinada fruta produzida localmente, por exemplo. O resultado é uma produção limpa, benéfica ao meio ambiente, com maior economia e com melhor resultado nos produtos finais.

Já para quem promove a Educação, o biodigestor é uma ferramenta pedagógica completa de vivência prática, que oferece, dentro da Educação Ambiental, oportunidade para o aprendizado de outras disciplinas curriculares, como química, física, matemática, biologia, história, geografia, entre outras.

A Biomovement Ambiental é empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável e que representa com exclusividade a HomeBiogas no Brasil. Segundo o CEO da empresa, Leandro Toledano esse tipo de tecnologia transforma a vida das pessoas, além de melhorar o ambiente em que elas vivem. “Com a ajuda de nossos parceiros, queremos que mais e mais agricultores possam se beneficiar dessa inovação que leva qualidade de vida, saúde e resiliência aos produtores rurais de hoje e as crianças, que produzirão no futuro”, afirma Toledano.

Interessados em promover um Dia de Campo com a participação dos biodigestores Homebiogas, acessem: https://forms.gle/GAgSN89PdVqtcc497

Informações: www.homebiogas.com.br

bottom of page