No dia 10 de novembro, foi realizado o evento “SEMANA DA ÁGUA 2022 – Dia de Campo Socioassistencial – Sustentabilidade”, no município de São Marcos, RS. O evento, realizado na propriedade de Lucila e Paulo Ricardo Casagranda, foi promovido pela EMATER de São Marcos e região e o Sicredi e apresentou aos participantes informações sobre proteção de nascentes, irrigação (especificamente de parreira coberta), enérgica fotovoltaica e biodigestão de resíduos orgânicos.
João Carlos Ramos, parceiro da Biomovement Ambiental na região de São Marcos no Rio Grande do Sul esteve presente no evento para apresentar a transformação de resíduos orgânicos em energia renovável, apresentando a tecnologia de biodigestores israelenses da HomeBiogas, que já é presente em mais de 100 países e hoje se encontra em todo o território nacional.
Lucila e Paulo são proprietários de um biodigestor HomeBiogas e participaram das apresentações, juntamente com o engenheiro agrônomo da EMATER. O evento recebeu estudantes e professores de escolas locais, que puderam conhecer os benefícios que os biodigestores HomeBiogas apresentam.
Além de fazer a gestão adequada dos resíduos orgânicos, o sistema os transforma em um biofertilizante líquido natural, rico em matéria orgânica, microrganismos benéficos (bactérias, fungos e leveduras), além de macro e micronutrientes, sendo ótimo para o fortalecimento dos solos e crescimento das culturas.
Esse subproduto da biodigestão nutre as plantas e melhora as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção dos fertilizantes, por estimular o crescimento e desenvolvimento das raízes. A receita desse biofertilizante pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura e solo. Isso é feito a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor, variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias.
Outro subproduto da biodigestão é o biogás para cozinhar, uma energia renovável. Além do uso para a cozinha, o biogás também pode ser usado para beneficiar uma produção local, como ser utilizado para geração de renda como fazer doces ou geleias de uma determinada fruta produzida localmente, por exemplo. O resultado é uma produção limpa, benéfica ao meio ambiente, com maior economia e com melhor resultado nos produtos finais.
Já para quem promove a Educação, o biodigestor é uma ferramenta pedagógica completa de vivência prática, que oferece, dentro da Educação Ambiental, oportunidade para o aprendizado de outras disciplinas curriculares, como química, física, matemática, biologia, história, geografia, entre outras.
A Biomovement Ambiental é empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável e que representa com exclusividade a HomeBiogas no Brasil. Segundo o CEO da empresa, Leandro Toledano esse tipo de tecnologia transforma a vida das pessoas, além de melhorar o ambiente em que elas vivem. “Com a ajuda de nossos parceiros, queremos que mais e mais agricultores possam se beneficiar dessa inovação que leva qualidade de vida, saúde e resiliência aos produtores rurais de hoje e as crianças, que produzirão no futuro”, afirma Toledano.
Interessados em promover um Dia de Campo com a participação dos biodigestores Homebiogas, acessem: https://forms.gle/GAgSN89PdVqtcc497
Informações: www.homebiogas.com.br