Equipamentos que transformam resíduos orgânicos em biogás, utilizado como substituto ao gás de cozinha, vão ajudar a reduzir emissões de gases de efeito estufa de 18 escolas onde estudam 3.600 estudantes
A Fundação ENGIE, em parceria com a ABiogás (Associação Brasileira do Biogás), está doando 18 biodigestores para escolas e comunidades em todo o Brasil. Esses biodigestores transformam resíduos orgânicos em biogás, que pode ser usado como substituto ao gás de cozinha.
Eles têm a capacidade de gerar até 7 horas de biogás por dia a partir de apenas 10 quilos de resíduos orgânicos, resultando em economia de custos e redução do lixo destinado a aterros. Além disso, os biodigestores produzem biofertilizante líquido natural para a fertilização de hortas.
O projeto, chamado "Do lixo à Energia: Educação para a Transição Energética," impactará 3.600 alunos em 18 escolas e envolve a participação de 31 voluntários da ENGIE que ensinarão conceitos de transição energética durante a instalação dos equipamentos.
A implantação dos biodigestores também é vista como uma ferramenta pedagógica que se integra a diversas disciplinas e pode reduzir até seis toneladas de emissões de gases de efeito estufa anualmente.
Essa iniciativa faz parte dos contínuos esforços da ENGIE para impulsionar a responsabilidade ambiental, promover a economia circular e estimular o desenvolvimento econômico, sempre com um foco inabalável na sustentabilidade.
Já presente em mais de 100 países, o equipamento chegou ao Brasil em 2018 e hoje está presente em todos os 26 estados, contando com mais de 1.100 instalações pelo país. É uma tecnologia escalonável que possibilita a gestão adequada dos detritos naturais e desempenha um importante papel na proteção do meio ambiente.
“A nossa expectativa é que possamos ampliar o número de biodigestores instalados, levando desenvolvimento local, dignidade e geração de renda para quem realmente precisa, além de contribuir para as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e indicadores do ESG”, enfatiza o CEO da Biomovement, fornecedora dos biodigestores, Leandro Toledano.
O projeto visa educar as crianças sobre a importância do meio ambiente, do uso de energia renovável e da economia circular, contribuindo para as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e indicadores do ESG. A ENGIE, com 25 anos de atuação no Brasil e 100% de sua geração de energia proveniente de fontes renováveis, enfatiza seu compromisso com a responsabilidade ambiental em todas as áreas da empresa.