top of page

Gestão de Resíduos Orgânicos no Campus do Instituto Federal de Brasília

IFB instalou quatro biodigestores HomeBiogas 7.0 para transformar resíduos orgânicos em recursos




Segmento:

Escolas

Instalação:

21/03/2023

Localização:

São Sebastião, Brasília - DF

Cliente:

Instituto Federal de Brasília (São Sebastião)

Sistema:

4 Biodigestores HomeBiogas 7.0

Utilidade:

Gestão completa de resíduos orgânicos

Produção de Biogás da Instalação:

Até 24h por dia de cozimento

Produção de Biofertilizante da Instalação:

Até 400 L por dia de Biofertilizante


Sinopse


O Instituto Federal de Brasília, em São Sebastião, instalou quatro biodigestores HomeBiogas 7.0 para transformar resíduos orgânicos em recursos.


Com produção de até 24 horas diárias de biogás e 400 litros de biofertilizante por dia, a iniciativa promove sustentabilidade e oferece um exemplo prático de gestão ambiental para os alunos.


Caso detalhado


O Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião deu um passo significativo em direção à sustentabilidade ao adquirir quatro unidades do biodigestor HomeBiogas modelo 7.0.


Essa iniciativa promove uma gestão completa e ecológica dos resíduos orgânicos do campus, oferecendo uma solução disruptiva e sustentável para os resíduos provenientes das cozinhas e refeições.



Instalação e Uso dos Biodigestores


Três dos biodigestores foram instalados na região da cozinha, ao lado do refeitório geral do campus. O biogás gerado por esses equipamentos é utilizado de duas maneiras: 


1. Na cozinha geral, apoiando a produção diária de alimentos e refeições.

2. Na sala dos funcionários terceirizados, que agora usam o biogás para preparar suas refeições e aquecer suas marmitas, eliminando a necessidade de comprar botijões de gás.


O quarto biodigestor foi instalado ao lado dos novos laboratórios do campus. O biogás gerado é utilizado nas atividades laboratoriais, fornecendo uma fonte de energia sustentável para os experimentos realizados.


Biodigestores HomeBiogas 7.0 ativados

Biofertilizante para a Comunidade


O biofertilizante orgânico líquido produzido pelos biodigestores é utilizado nas plantações do campus, fertilizando flores e gramados.


Além disso, o biofertilizante é doado em diversas ações e práticas realizadas no campus, evidenciando o compromisso com a sustentabilidade e a comunidade.


Educação, Pesquisa e Extensão


Os biodigestores são ferramentas valiosas para o apoio às práticas educacionais, sendo utilizados como instrumentos de ensino, pesquisa e extensão por diversos alunos. O professor Emilson Ribeiro, responsável pelo projeto, destaca os inúmeros benefícios da iniciativa.


Com alegria, ele relata que, antes da chegada dos biodigestores, a equipe de funcionários terceirizados fazia uma “vaquinha” mensal para comprar um botijão de gás.


Agora, com o biogás produzido pelos biodigestores, essa prática se tornou desnecessária, trazendo economia e sustentabilidade.


Gestão de Resíduos Orgânicos


Parabenizamos o Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião pelo pioneirismo, criatividade e compromisso com seus alunos, funcionários e práticas ambientais.


A implantação dos biodigestores da HomeBiogas é um exemplo de como a inovação e a sustentabilidade podem caminhar juntas para criar um futuro melhor.


Este case de sucesso destaca o compromisso do Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião com a inovação e a sustentabilidade, servindo de exemplo para outras instituições.





bottom of page