De origem israelense e com presença em mais de 100 países, a HomeBiogas chegou ao Brasil em 2018 e hoje está presente em todos os 26 estados, contando com mais de 1.100 instalações pelo país. O biodigestor autônomo HomeBiogas é responsável por converter resíduos orgânicos alimentares e esterco animal em biogás, utilizado para cozinhar, e em fertilizante líquido natural, que fortalece o solo e acelera o crescimento das plantas. Essa tecnologia disruptiva e escalonável desempenha um papel fundamental na gestão adequada dos resíduos naturais e na proteção do meio ambiente.
Um único sistema pode reduzir até seis toneladas de emissões de gases de efeito estufa anualmente. Além disso, ao diminuir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, os custos de transporte e o espaço necessário nos lixões também são significativamente reduzidos. Quando acoplado a um biossanitário, torna-se uma solução viável para o saneamento básico em áreas sem acesso adequado.
O biodigestor tem se mostrado uma valiosa ferramenta para agricultores, pois transforma os resíduos orgânicos em um biofertilizante líquido natural, enriquecendo o solo com macro e micronutrientes, melhorando sua estrutura e biologia. Isso proporciona uma fonte contínua e sustentável de fertilização para as hortas, eliminando a necessidade de recursos químicos ou minerais.
Em comunidades vulneráveis, os biodigestores substituem o uso tradicional de lenha ou carvão para cozinhar alimentos. Essa substituição não apenas garante a segurança alimentar, mas também reduz significativamente o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos orgânicos. Essa solução ajuda a diminuir o desmatamento e reduz os riscos à saúde, como as mortes anuais relacionadas a problemas respiratórios causados pela inalação de fumaça tóxica. Isso resulta em melhorias no bem-estar social e ambiental, transformando positivamente a realidade dessas comunidades.
"A energia passa a ser praticamente autossuficiente em regiões isoladas, que enfrentam desafios de saneamento básico, iluminação, educação e produção de alimentos. No Brasil, é importante conscientizar a população em geral e ajudar principalmente as áreas mais carentes", explica Leandro Toledano, CEO da BioMovement, empresa que representa com exclusividade a HomeBiogas no Brasil.