top of page

Parceiros da Biomovement Ambiental contam sobre a experiência na Expointer 2022


Parceiros Homebiogas na Expointer 2022
Parceiros Homebiogas na Expointer 2022

Entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro foi realizada a 45ª Expointer, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina. De volta ao formato presencial, a feira, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS, reuniu mais de 600 mil visitantes.


Nesse cenário, em meio às exposições e vendas de produtos e de animais, aos eventos técnicos e debates, oficinas, leilões e shows artísticos e culturais, também foi apresentada aos visitantes a tecnologia dos biodigestores Homebiogas, no espaço reservado à Emater/RS-Ascar, entidade que tem por objetivo fomentar a Agricultura Familiar, a partir do acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores.


Para apresentar a tecnologia HomeBiogas aos expositores e visitantes, a Biomovement Ambiental, empresa que representa com exclusividade a HomeBiogas no Brasil, contou com a presença de seus parceiros comerciais que atuam no estado do Rio Grande do Sul: Alexandre Milke, de Porto Alegre, Angelita Luizetto Walter (conhecida como Angelita Semeadora, de Dois Irmãos), Cleiton Ribas, de Santa Rosa, e João Carlos Ramos, de São Marcos.


“Perceber o encantamento e a curiosidade nos olhos dos visitantes ao serem apresentados à ‘casa das bactérias’ foi absolutamente emocionante, porque para muitos, uma tecnologia nova, para outros um relembrar de práticas ancestrais que copiam o que a mãe natureza sabe fazer com tanta perfeição e maestria”, afirma Angelita. Para ela, fazer parte do espaço de bioinsumos a convite da Emater/RS-Ascar chancelou o biodigestor HomeBiogas como uma solução que traz benefícios, tanto para o ambiente rural, quanto para o ambiente urbano, além de ser uma ferramenta de educação e de responsabilidade ambiental.


“Ficamos felizes com o interesse dos alunos de escolas do campo, professores, representantes de prefeituras, além de escutar de agricultores e de empreendedores da agroindústria familiar que o biodigestor é uma opção economicamente viável para as suas propriedades, tendo em vista o retorno gerado em forma de biogás e de biofertilizante”, conta Angelita. E completa: “tudo isso que nós vivemos na Expointer 2022 nos dá ânimo e determinação para multiplicar o projeto e apoiar iniciativas que irão gerar benefícios para a sociedade e para a natureza.”


Foi em um espaço de 14 mil m² do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, que a Emater/RS-Ascar fez a sua exposição, abordando, entre as temáticas principais que envolvem a Agricultura Familiar, a da valorização dos bioinsumos que que permitem a redução do uso de defensivos e de insumos sintéticos/químicos em busca de uma produção mais sustentável.


Para Cleiton Ribas, não havia melhor espaço para apresentar o biodigestor HomeBiogas, de tecnologia israelense, presente em mais de 100 países e que transforma resíduos sólidos orgânicos (fezes caninas, esterco animais, restos de comida, verduras, legumes, pó de café, erva mate, cascas de frutas, entre outros) em biogás para cozinhar e em biofertilizante líquido natural para a fortalecimento do solo, que melhora a produtividade dos cultivos.


“Um agradecimento especial a Emater/RS-Ascar pelo convite e parceria, pois foi uma excelente experiência poder mostrar ao público como é possível darmos um destino correto a estes resíduos, preservando a natureza e buscando um mundo melhor”, afirma Cleiton Ribas. Ele completa: “também fico grato por ter conhecido, convivido e ter trocado informações com pessoas maravilhosas durante a feira, pois tenho certeza que foi uma oportunidade importante para negócios futuros”.


Para João Carlos, a experiência foi muito boa no sentido de contatos, seja com os demais parceiros da Biomovement Ambiental, seja com expositores e com visitantes (autoridades, produtores, entidades, professores, entre outros). “Levamos o conhecimento sobre a biodigestão aos visitantes, aos produtores e às escolas que estiveram presentes, mostrando os benefícios educacionais e práticos, agregando conhecimento e levando o produto cada vez a mais pessoas”, conta João Carlos e afirma: “tenho certeza que os frutos desse trabalho serão colhidos a longo prazo”


E foi realmente um árduo trabalho. Nesses quase 10 dias de evento, os parceiros se revezaram no estande, apresentando o biodigestor em funcionamento. “Termos levado a carreta com o sistema em atividade foi muito bom porque quando as pessoas olham o sistema em funcionamento, a percepção é outra. funcional Até fizemos comida no estande, o que chamou muito a atenção”, diz Alexandre Milke. Para ele, os contatos com os produtores familiares e com as escolas rurais são os mais promissores para negócios futuros. “Por exemplo, fizemos contato com a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), que reúne cerca de 900 professores que aprovaram a tecnologia pelo potencial de ensino, de economia e de boas práticas sustentáveis. Desse contato, no mínimo já fomos chamados para um evento que a Associação realiza”, conta Alexandre. E complementa: “participar de feiras nos dá um entendimento de como funciona esse tipo de ação, quais os dias e horários de visitação mais intensa e qualificada e de como nos prepararmos para aproveitar ainda mais os próximos eventos. É sempre muito positivo”.


Para Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, participar de eventos como a Expointer e poder apoiar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro é parte da missão da empresa e de seus parceiros. “Por todo o Brasil, as parcerias estreitadas pela Biomovement Ambiental têm resultado em projetos de sucesso, o que tem nos colocado cada vez mais próximo ao agronegócio em apoio ao seu desenvolvimento sustentável”, afirma Toledano.

Para saber mais sobre a tecnologia Homebiogas, acesse: www.homebiogas.com.br


bottom of page