Veja como a HomeBiogas promoveu sustentabilidade no mês de Novembro em comunidades e escolas de todo o Brasil, transformando resíduos orgânicos em recursos e fortalecendo a educação ambiental.
Novembro foi um mês marcante para a HomeBiogas Brasil. Encerramos um ciclo de grandes realizações, consolidando nossa missão de transformar resíduos orgânicos em recursos: o biogás, uma fonte de energia renovável para cozinhar e o biofertilizante líquido, rico em micro e macro nutrientes para o cultivo, promovendo a sustentabilidade.
Além disso, visa impactar positivamente a vida de diversas comunidades e instituições pelo país. A seguir, compartilhamos os destaques de quatro projetos que evidenciam o alcance e a importância da nossa tecnologia.
Sustentabilidade na Cidade Tiradentes: Academia Carolinas e Biosaneamento
Na zona leste de São Paulo, na comunidade Souza Ramos, instalamos um sistema HomeBiogas em parceria com a ONG Academia Carolinas e a Biosaneamento.
Este projeto integra as ações da Rede Cozinha Escola e fortalece a horta comunitária, que fornece alimentos para a preparação de 400 refeições diárias destinadas às famílias da região.
Além de promover a autossuficiência energética por meio do biogás e otimizar a gestão de resíduos orgânicos, o biodigestor também será uma ferramenta educacional.
Nesse sentido, a tecnologia está sendo integrada às oficinas culturais e educativas, ampliando a conscientização ambiental entre crianças e jovens. Esta iniciativa celebra a força das comunidades e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade nas favelas brasileiras.
Educação e Sustentabilidade: Dia de Campo em Caxias do Sul
No Rio Grande do Sul, realizamos um Dia de Campo em parceria com a Sicredi Pioneira e a EFA Serra, uma escola agrícola que desempenha um papel essencial na formação de jovens em Caxias do Sul.
Ademais, o evento foi um marco de aprendizado e interação, envolvendo alunos, professores e a comunidade local em uma verdadeira imersão sobre a transição energética e a gestão sustentável de resíduos.
Durante o encontro, apresentamos o funcionamento do biodigestor HomeBiogas como uma solução prática e multidisciplinar para a educação ambiental.
Por fim, os participantes descobriram como o sistema transforma resíduos em biofertilizante e biogás, permitindo maior eficiência na agricultura e reduzindo o uso de insumos químicos. Este dia inspirador reforçou os laços entre tecnologia, educação e sustentabilidade.
Transformando Escolas na Amazônia: Projeto FADESP em Belém
No coração da Amazônia, em Belém do Pará, realizamos um projeto de grande impacto com a instalação de mais de 30 biodigestores em escolas e Centros de Valorização de Resíduos.
O projeto, liderado pela FADESP e financiado pela Itaipu Binacional, alcançou instituições como o Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, que atende cerca de 1.300 alunos.
Assim, com apoio da AmazôniaTec, nossa equipe técnica concluiu a instalação dos sistemas, que agora promovem a autossuficiência energética e ensinam lições práticas de educação ambiental.
Sem dúvida, este trabalho está transformando a forma como as escolas lidam com resíduos, mostrando como é possível mitigar impactos ambientais enquanto se cria uma geração mais consciente.
Parceria com a Engie em Rondônia: Biodigestores para Escolas
Encerramos o mês com mais um importante projeto em Rondônia, onde instalamos três biodigestores em escolas, em uma parceria com a Engie Brasil. Esta iniciativa faz parte de um programa mais amplo que distribuiu 18 sistemas HomeBiogas por todo o Brasil.
Dessa maneira, os biodigestores estão permitindo às escolas implementar práticas sustentáveis e educacionais, gerando biogás para uso nas cozinhas e biofertilizante para aplicação em hortas.
Em suma, este projeto não apenas beneficia diretamente as comunidades escolares, mas também reforça nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a construção de um futuro mais justo e sustentável.
Sustentabilidade que transforma
Esses projetos são apenas uma parte do impacto que a HomeBiogas busca promover. Como destaca o CEO, Leandro Toledano, nossa jornada é colaborativa e depende do engajamento de pessoas e instituições comprometidas com um mundo mais sustentável.
Com cada instalação, reforçamos que a tecnologia é um meio, mas a verdadeira transformação acontece quando unimos esforços por um planeta melhor.
Como resultado, seguimos comprometidos em ampliar nosso impacto e trazer soluções que não apenas cuidam do meio ambiente, mas também geram benefícios concretos para as comunidades.